Quer estar a par das novidades imobiliárias?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.

Zome lança portal para listar imóveis em criptomoedas

Apesar das flutuações na cotação das criptomoedas, os negócios imobiliários com moedas digitais vieram para ficar. Depois das primeiras casas transacionadas em bitcoins, como o apartamento em Braga, Portugal volta a estar nas bocas do mundo no universo cripto: acaba de ser lançada no país a primeira plataforma digital da Europa com casas à venda exclusivamente em criptomoedas. Chama-se CrypoHouses e foi lançada no dia 16 de maio de 2022, pela Zome.

 

O mês de maio de 2022 vai ficar para sempre marcado na história do mercado imobiliário português e europeu, com a ajuda da tecnologia. Isto porque no passado dia 6 de maio foi comunicada a venda daquela que terá sido a primeira casa totalmente transacionada em criptomoedas.

 

O negócio foi feito mediante a permuta de um ativo digital (a moeda virtual) por um ativo físico (a casa), sem haver qualquer necessidade de conversão para euros. A habitação em questão trata-se de um apartamento T3 em Braga que foi comprado por três bitcoins, ou seja, cerca de 110 mil euros na altura da conversão.

Como comprar casas com bicoins
Escritura da primeira casa vendida em Portugal 100% em criptomoedas / Zome

E, voltou a fazer-se história: foi lançada a primeira plataforma com casas à venda em criptomoedas. Este é um projeto desenhado pela Zome que promete facilitar a procura de casas para quem quer realizar negócios em moedas virtuais.

 

A plataforma ChyptoHouses conta já com dezenas de casas à venda em bitcoins e noutros 13 tipos de moedas virtuais. A casa mais cara à venda nesta plataforma à data de publicação desta notícia é um T6 em Cascais e custa 183.63233018 bitcoins (cerca de 5.336.642 euros à taxa de câmbio atual). E a habitação mais barata trata-se de uma casa T0 em Soure, Coimbra, para reabilitar que está à venda por 0.52842624 bitcoins (cerca de 15.356 euros à cotação atual.) 

 

Além de moradias e apartamentos, também há outro tipo de imóveis à venda em criptomoedas nesta plataforma, como armazéns, escritórios, terrenos, garagens, hotéis, lojas ou quintas.

 

“Acreditamos que os criptoativos farão parte do futuro e as plataformas digitais abrem um novo mundo de oportunidades para a mediação”, sublinhou Patrícia Santos, CEO da Zome, durante o primeiro dia do evento anual Zome Summit 2022, no Tróia Design Hotel, em Tróia, citada em comunicado enviado às redações.

 

 

Criptomoedas: como funciona a compra de casas?

 

Desde logo, importa lembrar que com o novo regulamento da Ordem dos Notários lançado no mês passado passou a ser possível realizar um negócio imobiliário totalmente em criptomoedas mediante uma permuta, isto é, há uma troca do dinheiro digital pelo direito ao imóvel. Antes deste regulamento isto não era possível fazê-lo e as casas eram apenas vendidas parcialmente em criptomoedas, porque antes de realizar o negócio era necessário converter as moedas virtuais para euros.

 

A nova plataforma veio, assim, encurtar a distância entre quem quer vender e comprar casas em bitcoins ou outras moedas virtuais. E como este tipo de negócio tem vários procedimentos concretos a seguir – como explicamos aqui -, a equipa a Zome decidiu criar um departamento de criptonegócios que “irá esclarecer sobre todos os passos do processo de permuta de uma casa em criptoactivos (criptomoedas)”, tal como explicam desde o website.

  • Além disso, os compradores e vendedores podem ainda ser acompanhados pelo gestor de criptonegócios que irá seguir “todo processo legal e processual desta transação”, referem ainda.
  • Na fase final da compra de casas em criptomoedas, o comprador “poderá optar por realizar um Contrato de Promessa de Permuta, se pretender ter algum prazo para a realização da escritura de permuta, ou efetuar logo a escritura”, esclarecem.
Comprar casa em criptomoedas
Foto de Olya Kobruseva en Pexels

Legislação e tributação para criptomoedas em Portugal está a ser trabalhada pelo Governo

 

O ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou esta sexta-feira (13 de maio de 2022) que Portugal irá adaptar a legislação e a tributação sobre as criptomoedas para evitar lacunas, ainda que não se tenha comprometido com datas.

 

“Vários países já têm sistemas, vários países estão a construir os seus modelos relativamente a essa matéria e nós vamos construir o nosso”, disse Fernando Medina, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no parlamento, em resposta à deputada bloquista Mariana Mortágua.

 

O ministro não se comprometeu com datas, mas garantiu que vai criar um sistema para uma tributação adequada, guiado pelo princípio da justiça e da eficácia.

“Vamos adaptar a nossa legislação e a nossa tributação, de facto, a não termos lacunas que façam com que haja mais-valias relativamente à transação de ativos que não tenham uma taxação”, disse.

 

Fonte: Idealista

 

 

 

17 de Maio de 2022

Mónica CarmoAssistente de telemarketing

Quer estar a par das novidades imobiliárias?

Subscreva a nossa newsletter e receba primeiro no seu email os mais recentes imóveis à venda!

Ao subscrever a newsletter está a concordar com a nossa Política de Privacidade.
REDES SOCIAIS:

Está com dificuldades? Nós ajudamos!